Acupuntura animal

ACUPUNTURA EM ANIMAL EXISTE?

ACUPUNTURA ANIMAL

Acupuntura em animal é uma das terapias utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) com aplicações terapêuticas no tratamento e prevenção de diversas doenças. Segundo a teoria da MTC, a acupuntura estimula pontos específicos  com objetivo auxiliar o retorno do corpo a seu estado de equilíbrio, promovendo a regeneração, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico, controle da dor e reduzindo o estresse.

Os animais sentem dor com acupuntura? 

Além de não causar dor, o animal sente-se relaxado e pode até mesmo dormir durante o tratamento devido a produção de substâncias como a serotonina e endorfina, que dão a sensação de sono. No entanto, assim como nos seres humanos, cada animal pode apresentar uma reação diferente. Quando a agulha é inserida ocorre uma sensação conhecida de “De Qi” ou “chegada de energia” que pode ser sentida como um formigamento, torpor ou choque passando pelo corpo. Assim, os animais podem sentir e reagir a um ou outro ponto. Porém essa sensação é única e diferente da dor. Essa sensação é passageira e geralmente sentida apenas enquanto existe o estímulo na agulha.

Indicações mais comuns da acupuntura em animal

Dentre as indicações para o uso da acupuntura, as mais comuns são: obtenção de efeito analgésico, ativação de mecanismos regenerativos, reequilíbrio das funções de natureza orgânica, aumento de imunidade, regulação de funções endócrinas, além de ter como objetivo recuperar a função motora.

  • Alterações ortopédicas (Displasia Coxo-Femural, Displasia de Cotovelo, Luxação de Patela, artrose)
  • Distúrbios neurológicos (Sequela de Cinomose, epilepsia e convulsão, paralisia facial, Síndrome Vestibular e Doenças da coluna e da medula espinhal (hérnia de disco, espondilose (“bicos de papagaio), calcificação de disco, Síndrome de Wobbler, Síndrome da cauda equina, trauma medular, paresias e paralisias)
  • Pacientes geriátricos (qualidade de vida e bem estar)
  • Pacientes oncológicos (para amenizar o sofrimento e proporcionar o bem-estar do animal, pois além de promover analgesia, a terapia estimula o sistema imune e pode ser usada em associação ao tratamento convencional, diminuindo dos efeitos colaterais da quimioterapia)
  • Desordens digestivas (constipação e diarréia crônicas) e de micção (incontinência e retenção urinária)
  • Dermatopatias (alergias como a atopia canina, dermatites recorrentes)
  • Cicatrização de feridas
  • Pós operatório em cirurgias diversas (muito indicado em cirurgias de coluna e ortopédica, pois aceleram a recuperação do animal)
  • Doenças respiratórias (Bronquite)
  • Doenças  metabólicas e endócrinas ( Doença Renal, Diabetes, Hiper/Hipotireoidismo, Hiperadrenocorticismo)

Além do tratamento com agulhas, quais são as outras técnicas utilizadas?

Além disso, a acupuntura pode ser associada a outras técnicas como moxabustão, eletroacupuntura, laserterapia, fitoterapia chinesa, massoterapia, entre outras técnicas.

MOXABUSTÃO

MOXABUSTÃO ANIMAL

LASERTERAPIA

ELETROCUPUNTURA

Seu pet está acima do peso, estressado, com artrose, displasia ou algum problema neurológico, dermatológico, oncológico entre outros? Entre em contato com a PETMOVEMENT – ACADEMIA, SPA, BEM-ESTAR ANIMAL E MEDICINA INTEGRATIVA! TUDO EM UM SÓ LUGAR!

Eles irão ajudar seu pet!

Missão: Proporcionar uma melhor qualidade de vida para seu pet. Levamos em consideração todos os fatores que influenciam a saúde, o bem-estar e a doença, incluindo mente, espírito, corpo e a comunidade na qual ambos estão inseridos.

Valores: Pessoas que amam animais, prezam pelo relacionamento próximo com o cliente, bem estar animal, transparência, inovação e confiança. Utilizamos métodos complementares às convencionais que potencializem a capacidade natural de cura do paciente, dando preferência ao uso de intervenções menos invasivas.

PETMOVEMENT

Rua Julio de Castilhos, 83 – Copacabana

Rio de Janeiro – RJ 22081-025

https://www.petmovement.com.br/

Você também pode gostar

Deixe um comentário