//codigo google analytics //codigo google analytics

PROLAPSO DA GLÂNDULA DA TERCEIRA PÁLPEBRA

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

PROLAPSO DA GLÂNDULA DA TERCEIRA PÁLPEBRA, ou ainda conhecido como Prolapso da glândula lacrimal; “Cherry Eyes” ou olhos de cereja.

PROLAPSO_DA_GLANDULA_DA_TERCEIRA_PALPEBRA

Entendendo a patologia

Essa patologia ocorre mais frequentemente em animais jovens, com menos de dois anos de idade, sendo bastante comum em cães braquicéfalicos, terminologia que destinamos àqueles cães de focinho curto ou de “focinho achatado” como costumam dizer. Como exemplo podemos citar, claro, os Bulldogs, Boxers, Lhasa Apso, Shi Tzu, entre outros.

A terceira pálpebra é formada por uma cartilagem e coberta pela conjuntiva, fornecendo sustentabilidade ao conjunto ocular, na sua base, localiza-se uma glândula considerada como glândula lacrimal acessória, responsável por cerca de 30% a 40% da produção de lagrimas.

 

O prolapso da Glândula da Terceira Pálpebra, se inicia com o aparecimento de uma massa oval rosada no canto interno dos olhos, podendo ser nos dois olhos (bilateral) ou em apenas um (unilateral).

 

PROLAPSO_DA_GLANDULA_DA_TERCEIRA_PALPEBRA

Por que o Prolapso da Glândula da Terceira Pálpebra acontece?

Caracterizando-se pela inflamação da glândula lacrimal presente na terceira pálpebra, isso pode acontecer em geral por dois motivos: por trauma, onde o animal pode ter lesionado o local e haver uma diminuição da sustentabilidade dos ligamentos que sustentam a glândula, ou por “frouxidão” do ligamento sem que tenha havido necessariamente um trauma. Com isso a Glândula acaba ficando “livre” e se exterioriza. É comum esse prolapso regredir espontaneamente, porém pode ocorrer reincidências ou até mesmo não regredir e ficar exposta definitivamente.

 

PROLAPSO_DA_GLANDULA_DA_TERCEIRA_PALPEBRA

 

Essa exposição da Glândula pode gerar inflamação e aumento de tamanho da mesma. Alguns cães se incomodam com essa exposição e aí coçam o local, esse atrito gerado pelo animal faz com que piore sua situação.

 

Lembrando que os olhos são bem sensíveis e precisam estar o tempo todo lubrificados e a lágrima tem essa função, além de promover limpeza dos olhos e ação antimicrobiana, permite a passagem de oxigênio e nutrientes.

Tratamento

O tratamento em geral é cirúrgico com a reposição da glândula no seu local original e existem várias técnicas utilizadas para a correção do Prolapso da Glândula da Terceira Pálpebra. Em alguns casos nota-se uma melhora do quadro com a utilização de colírios específicos, porém é um tratamento temporário isso irá depender de cada caso e se há ou não outra patologia associada.

 

A retirada da glândula da terceira pálpebra foi uma técnica utilizada no passado, hoje é totalmente contraindicada levando em conta a importância da produção lacrimal para que se mantenha um olho saudável. Uma grande maioria dos cães que eventualmente sofrem a retirada cirúrgica de tal glândula tem grandes chances de apresentar outra patologia decorrente, a ceratoconjuntivite seca (ou olho seco), a qual pode causar graves problemas oculares incluindo a perda parcial ou total da visão.

 

Quem irá decidir qual o melhor tratamento ou técnica a ser utilizada é sempre o Médico Veterinário responsável pelo animal.

 

Um beijo e até a próxima!

VETERINÁRIA RAÍSSA E. G. MARQUES
CRMV- PR 11.454
Telefone: 42- 9845- 7499
E-mail: raissae.gomes@gmail.com

VISTA ESTA PAIXÃO!

LINDAS CAMISTEAS BULLDOG APOLLO PARA VOCÊ SE APAIXONAR

ver_opcoes

Você também pode gostar

4 comentário

  • Lusirlene furtado maio 20, 2017   Reply →

    Tenho um cachorro que ganhei de presente mas ele esta com um problema no olho e tem que operar ,Isso se chama prolapso de 3 pálpebra ou olho de cereja…me ajudem porque tô com muita do dele e eu não tenho dinheiro para fazer o tratamento o nome do meu filhote e billy..moro em jacaraipe .município da Serra espírito Santo.

  • Lara outubro 7, 2016   Reply →

    Tenho um filhote de 4 meses. As orelhas dele ainda não ficaram pé, e semana passada apareceu o “olho de cereja” nele. Levei ao veterinário que posicionou novamente para o local correto e receitou uso do colírio. Porém no dia seguinte saiu novamente. Continuo com o uso do colírio, mas o olho continua igual. Eu mesma já posicionei, mas ele volta ao estado de cereja. Minha dúvida é: teria alguma relação essa orelha preguiçosa e o olho de cereja? Será que meu filhote está com problemas de cálcio/ colágeno?

  • Ricardo Costa julho 21, 2016   Reply →

    O meu franche desde o terceiro mes sai o prolapso da 3 palpebra eu faco tipo de uma massagem e ela volta p o lugar levando dias p sair de novo no meu caso sai quando ele fz algum esforco muito forte ou uma vz quando eu.passei talco p pulgas q ele ficou td entupido mas gz tempo q n sai mais

  • Tiago junho 28, 2016   Reply →

    Que medicamento eu deva está usando,no olho do meu cachorro ele tem 4 meses, eu já estou preocupado.

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×