//codigo google analytics //codigo google analytics

COMPORTAMENTOS COMPULSIVOS: LAMBEDURAS, MORDISCADAS E COÇAR

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Olá amigos,

Esta é minha primeira contribuição para o blog do Apollo e estou muito feliz de estar aqui compartilhando mais um conteúdo interessante para os amadores da raça Bulldog Francês.

Hoje venho falar sobre comportamentos compulsivos!

O comportamento compulsivo de lambedura, mordiscadas e ou coçar as mais diversas partes do corpo sempre estão ligadas a questão comportamental do cão.

Sua origem pode ser de ordem física ou de ordem psicológica.

Causas do Comportamento Compulsivo

Ordem Física

Alergias e dermatites, feridas em geral, assim como dores ósseas ou em órgãos internos ou ainda parasitas podem provocar a lambedura, mordiscadas ou o ato de coçar compulsivamente porque os cães buscam amenizar seu desconforto físico nessa ação.

Nós, seres humanos, se não nos controlarmos também não ficamos coçando e cutucando nossas feridas? Não conquistamos prazer e conforto nessa ação? Com os cães funciona da mesma forma!

Quando os cães aprendem que com essas ações o prazer e conforto são conquistados, tendem a manter o comportamento mesmo após a resolução do problema de saúde. Por isso, podemos afirmar que independente da origem ser ou não de saúde física, o problema de comportamento compulsivo sempre está ligado a parte psicológica. Mente e corpo não funcionam em separado, nunca!

Ordem Psicológica

E quando não existe problema de saúde na ordem física? Nesses casos, podemos dizer que a causa é somente psicológica!

A ociosidade, estresse e/ou ansiedade costumam ser as razões, e infelizmente essas emoções costumam andar juntas em quase todos os casos, pois a rotina que a maioria dos tutores oferece a seus cães quase nunca é suficiente para satisfazer as necessidades físicas e mentais de seus grandes amigos, os cães.

image

Nada tendo para combater e controlar as emoções supracitadas os cães passam a desenvolver comportamentos compulsivos buscando com isso um relaxamento, um prazer, um conforto, sim, uma amenidade para a desordem emocional com que vivem.

Trazendo para nossa realidade na tentativa de deixar mais claro o porquê do cão criar e manter tais comportamentos lhes proponho uma pergunta:

– Por quê roemos unha, estalamos dedos, estalamos pescoço e outras manias?

Está gostando do artigo? Cadastre-se e receba mais dicas sobre a raça!

[contact-form-7 id=”189″ title=”Contact form 1″]

Dicas para Controlar os Comportamentos Compulsivos

image

Adestradores/Comportamentalistas e veterinários andam lado a lado na busca do bem estar do seu grande amigo.

Após ter garantido que seu cão não possui problemas de saúde física, busque imediatamente a ajuda de um profissional adestrador/comportamentalista.

Até a visita de um profissional siga essas duas dicas muito importantes para resolução de problemas comportamentais:

Ads dentro do post 59_90_FRETE GRATIS_tamanho ok

1- Proporcione muita atividade física e mental ao seu cão: Interaja o máximo possível com ele, faça o corpo e a mente dele trabalhar. O passeio/caminhada é uma atividade relativamente simples de ser feita e já colabora muito nesse processo. Não sabe todos os benefícios da caminhada para seu cão? Veja aqui!

2 – Interrompa o comportamento não desejado ou negativo sempre que possível, mostre para seu amigo que aquilo não é aceitável.

Forte abraço e até a próxima!

Moisés Santos

Educador Canino

www.facebook.com/ms.adestramento

E-mail : ms.educanina@gmail.com

Gostou da dica? Então veja como adestrar seu cão com 11 passos simples!

Você também pode gostar

Um comentário

  • Gabriela outubro 13, 2014   Reply →

    Ótimo post!! Parabéns!

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×